Steve Jobs é Foda, ou não?

Este post está sendo escrito em um MacBook, mas nem sempre utilizo meu laptop da Apple para redigir meus textos. Há algumas semanas, por exemplo, escrevi um post usando meu iPad durante uma sessão de massagem tailandesa. Para monitorar minhas ações, uso o iPhone.

Sempre que alguém me vê usando um produto da Apple, comenta: “Steve Jobs é foda”.

Não é à toa que todos associam a Apple e seus produtos a Steve Jobs, pois cada inovação é introduzida ao mercado através de alguma apresentação do seu CEO. Steve Jobs é a cara da Apple.

Apesar de ter sido fundador da empresa, Jobs a deixou em 1985 após ter sido derrotado por um exímio goHorser, John Sculley. Tal situação durou até 1997, ano da volta triunfal de Jobs à empresa. O bom goHorser sabe esperar o momento certo da vingança.

A Apple imediatamente mudou seu direcionamento em virtude de sucessivos anos de fracasso. Steve Jobs sabia que os produtos eram um lixo e precisavam ser renovados. Lançou o iMac, o iPod, e o resto da história todos conhecem.

Releia o parágrafo acima. Notou algo a ser ressaltado? Não? Então leia de novo.

No referido parágrafo, eu atribuo o lançamento dos produtos da Apple a Steve Jobs exclusivamente. Na verdade, tais produtos foram lançados durante a sua gestão, mas teria sido Jobs o idealizador de todos eles? Se o leitor acredita que sim, então não conhece a função de um gerente goHorser. Gerentes apenas assinam ideias apresentadas por técnicos.

Ascender ao círculo de confiança traz ao beneficiário da promoção não somente um salário maior, mas também status. Na verdade, o status é a ferramenta que gerentes goHorses utilizam para exercer o que lhes é de direito: negociações, troca de favores e traçar a mulherada da empresa (se for homem). Não cabe ao gerente fazer o trabalho, muito menos idealizá-lo. Não cabe ao gerente definir os produtos, isso é feito por técnicos. Gerente goHorse simplesmente assina.

A essa altura o leitor pode estar mudando de opinião… deve estar pensando: “foda não é o Steve Jobs, foda são os engenheiros que bolaram o iPod”. Ledo engando. Foda é o Steve Jobs e todos os membros dos Círculos de Confiança ao redor do mundo. Go Horse não é para os fracos e chegar ao Círculo de Confiança é uma espécie de darwinismo corporativo. Inventar alguma coisa é fácil, difícil é apropriar-se da propriedade intelectual de criação alheia. Gerentes, diretores, VPs e presidentes são foda… horses são palermas.