Atas de Reunião
Atas de reunião são instrumentos inúteis e estúpidos, artifícios dos quais os burocratas do PMI dependem para compensar a sua falta de pulso e a incapacidade da equipe.
Um dos argumentos utilizados por aqueles que defendem o uso de atas de reunião é a eliminação da ambiguidade, ou seja, a busca pelo comum entendimento. Tudo aquilo que fora discutido em reunião deve estar claro e acordado entre todas as partes.
Bullshit! Por que perder tempo editando documentos que apenas abrem brechas para que os horses fujam das suas responsabilidades? Atas de reunião são um erro em virtude das seguintes razões:
– Quem precisa de uma ata para que tudo fique claro é burro. Tem que entender tudo o que foi dito em reunião e fazer o maldito trabalho direito.
– Se algum peão quiser contestar algo, vale a palavra do chefe. Argumentos tais como “não foi isso que discutimos na reunião” podem ser facilmente rebatidos com frases de efeito como “cala a boca porque quem manda nessa porra sou eu”. Vale a palavra do chefe, e não uma ata idiota.
Atas são inúteis, o que vale é fazer o trabalho.