Bullying

No fim de março, uma estudante de 15 anos se suicidou no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, pelo fato de ser vítima de Bullying. Alguns de seus colegas de escola a atacavam física, verbal e psicologicamente. Após ofensas pela internet, a menina se suicidou. Consta que o motivo da perseguição foi um relacionamento que a estudante manteve com um colega popular, o que despertou a inveja das demais.

Bullying é uma expressão nova para uma prática antiga: o abuso exercido por crianças e adolescentes sobre seus colegas de escola. Nos Estados Unidos, os principais veículos de comunicação vêm discutindo a questão do Bullying com o intuito de minimizar a ocorrência de tais eventos.

No caso da estudante acima, a inveja foi a causadora dos ataques. Mas nem sempre o Bullying é fruto de inveja. Uma criança que seja um pouco diferente das demais fatalmente será atacada. Se ela usa óculos, aparelho dentário, ou for gorda, será imediatamente rotulada. A característica que a diferencia será maximizada e um rótulo pejorativo será aplicado, causando o isolamento e a degradação da vítima. Via de regra, o Bullying é iniciado por um indivíduo e propagado por um grupo de seguidores.

Agora, raciocinemos um pouco: aplicar um rótulo pejorativo sobre alguém, transformando em algo ruim uma característica que diferencia essa pessoa, e fazer uso de um grupo de seguidores para oprimir e propagar a mentira, visando tornar-se popular, nada mais é do que aquilo que nós, GoHorsers, chamamos de LIDERANÇA E PERFIL GERENCIAL!

Na sua fase escolar, você provavelmente pertenceu a um dos grupos abaixo:

  • Executor do Bullying: se você abusava dos seus colegas, você tem perfil gerencial e tem grandes chances de tornar-se um líder ou chefe em uma empresa Go Horse – se já não o é;
  • Seguidor de um líder de Bullying: você não possuía personalidade suficiente e precisava ser comandado. Nesse caso, o seu perfil é de alguém que visa entrar no Círculo de Confiança através do puxassaquismo – o que é válido, porém, você sempre subirá abaixo daquele cujo saco você puxa;
  • Vítima de Bullying: nesse caso, você é um horse.

No episódio descrito no início deste post, a vítima do Bullying suicidou-se. É isso que visa quem tem o perfil gerencial: fazer com que aqueles que o ameaçam suicidem-se ou sejam mortos corporativamente. Combater o Bullying é coibir o desenvolvimento de futuros chefes e gerentes Go Horse. É por isso que o Go Horse não acredita em treinamentos para desenvolver a liderança: isso é algo que já vem com a pessoa desde a sua infância.