Programas de Trainee
Empresas das mais diversas indústrias utilizam os programas de trainees como ferramenta de recrutamento e desenvolvimento de funcionários. À primeira vista, um esforço de recrutamento de trainees pode não parecer Go Horse. Ridículas dinâmicas de grupo são aplicadas, tais como joguinhos e brincadeiras de Lego. Além disso, à medida que o processo afunila e menos candidatos sobrevivem, a alta casta da empresa – VPs e Erreagá – monitora os candidatos restantes mais de perto.
Saiba o leitor que programas de trainees são, contrariando as aparências, uma poderosíssima ferramenta Go Horse para o recrutamento de futuros membros do Círculo de Confiança.
Os objetivos dos membros do Círculo de Confiança e daqueles que não fazem parte dele são antagônicos. Enquanto quem está no Círculo visa o ganho pessoal e o enriquecimento dos acionistas, a peonada busca melhores condições de trabalho e aumento de salários. Uma vez que o objetivo da empresa é justamente enriquecer os acionistas, é inaceitável atender às necessidades do peão, caso contrário o objetivo final jamais seria alcançado.
O Círculo de Confiança precisa de agentes no meio dos horses – agentes da implementação das políticas corporativas. E esses agentes são os gerentes para quem a peonada responde diretamente. Para manter a máquina andando, o gerente deve ser capaz de incentivar a peonada a trabalhar com “paixão”, prometendo constantemente um reconhecimento futuro que nunca deve ser dado (lembre-se do objetivo básico da existência da empresa).
Mas o que tudo isso tem a ver com os programas de trainee? A resposta é: tudo. Através de dinâmicas de grupo, jogos empresariais e brincadeira de Lego, VPs e Erreagá identificam os limites das pessoas, ou seja, até onde elas são capazes de ir. Em outras palavras: a capacidade de serem agentes do Círculo de Confiança sem qualquer frescura ética ou envolvimento emocional. Quanto maior for essa capacidade, maior deve ser o salário e o bônus anual: a engrenagem deve funcionar.
Somente os fortes chegam ao Círculo de Confiança. Somente os mais fortes crescem no Círculo de Confiança. Longa vida ao Go Horse, milenar metodologia que seleciona os fortes e faz o mundo girar.