Quebrando Mitos Parte IV Projeto Importante Traz Visibilidade

É sonho de todo e qualquer horse entrar para o Círculo da Confiança, abandonando assim a sua condição de peão e passando a ser gerente ou coordenador. No entanto, a maioria dos horses acredita que, para viabilizar a entrada no Círculo de Confiança, eles devem destacar-se em projetos importantes que gerem grandes receitas para a empresa. Isso não é verdade em organizações que adotam o Go Horse Process.

Empresas são instituições que:

  • Têm como objetivo enriquecer seus acionistas;
  • São geridas por um pequeno grupo de compadres que trocam favores. A função desse grupo de pessoas é fazer com que os horses trabalhem. Gerentes são políticos e devem ser favorecidos.

Portanto, ao classificarmos um projeto quanto à sua importância, devemos observar as duas condições acima. Se um projeto gera lucro, ele contempla a primeira delas, mas não necessariamente a segunda. Ou seja, ao invés de avaliarmos se um projeto é importante, devemos avaliar para quem ele é importante.

De nada adianta o resultado de um projeto ser lucrativo para a empresa se o gerente funcional da área responsável por ele não possa utilizá-lo para se promover perante o seu superior direto.

Como exemplo, imagine que você horse tem uma atuação destacada (o que não é nada além da sua obrigação) em um projeto cujo resultado trará receita. Se o seu chefe é responsável pelas atividades de lazer e cultura da empresa, ele lhe deixará no anonimato e dará visibilidade ao seu colega que coordena os churrascos mensais da equipe. Com certeza esse colega está à sua frente na corrida (ou seria maratona?) pelo Círculo de Confiança.

Então você se pergunta: “isso é justo?”. E eu digo: claro! Um horse de atuação destacada é mais difícil de se substituir, então ele deve ser mantido na sua atual posição e jamais promovido. Nós, gerentes GoHorsers, necessitamos desses peões em projetos que tragam lucro. Lembre-se de que meritocracia é um mito.

Além disso, é fácil de se encontrar horse no mercado, mas isso não é o caso de gerente. Os gerentes devem estar sempre satisfeitos, portanto todas as políticas de reconhecimento de horses devem ser aplicadas em favor do time gerencial.

Essa é a beleza do Go Horse: o completo entendimento da máquina corporativa. Empresas competitivas funcionam exatamente conforme descrito acima. O resto é bullshit.

FacebookTwitterWhatsAppTelegramShare