Quebrando Mitos Parte V Horse Esperto Engana o Chefe
Todas as empresas são iguais. São compostas por funcionários competentes, incompetentes, honestos, sem escrúpulos, ambiciosos, acomodados… há uma infinidade de adjetivos e classificações que podemos atribuir a nossos colegas.
Toda a empresa tem, também, aquele horse que não faz porra nenhuma. Rouba o crédito pelo trabalho alheio, puxa o saco do chefe e se dá bem com isso, causando revolta nos horses ao seu redor.
E você, indignado com a situação, pensa consigo mesmo: “como pode esse picareta ludibriar o chefe? será que o gerente não se dá conta de que o cara é um engodo?”. A resposta: é CLARO que o gerente sabe quem é picareta e quem não é! Seu chefe não é idiota, não entrou no círculo de confiança à toa. Ele não precisa de você, horse, para lhe dizer quem trabalha e quem não trabalha.
Para que o leitor entenda melhor esse mecanismo, devemos esclarecer dois princípios fundamentais:
- Não importa quem faz o trabalho, mas sim que o mesmo seja feito. A única preocupação do seu gerente é atingir seus objetivos para que seu bônus anual seja sempre gordo. É para isso que os horses trabalham. Se o objetivo pessoal do chefe está sendo alcançado, que diferença faz se tem algum esperto que não faz nada? Pense bem: se você contratasse uma equipe de operários para pintar a sua casa, se importaria se um deles rendesse menos, ou se preocuparia apenas com o resultado final?
- Os espertos não apenas são rapidamente identificados pelos gerentes, mas também despertam a sua simpatia. As nuances de mau-caratismo causam excelente impressão no gerente, pois imediatamente há uma identificação. Em empresas Go Horse, escrúpulos são um freio ao crescimento de carreira. As nuances de mau-caratismo, por outro lado, levam o esperto ao círculo de confiança.
Uma vez que o esperto adentra o círculo de confiança, sua função passa a ser avaliar os horses que produzem, garantindo que os mesmos trabalhem arduamente e garantam os bônus dos executivos.
Você deve achar isso tudo muito injusto, não? Se você desmerece o horse esperto, por que não faz como ele? É preciso colhões para ser esperto. Além disso, lembre-se de que, segundo o Dicionário Corporativo Go Horse, a ética é a desculpa dos perdedores.