O que o cliente quer?

“Se eu tivesse perguntado a meus clientes o que eles queriam, eles simplesmente teriam dito: um cavalo mais rápido.” – Henry Ford 

 

 

Então não devemos ouvir o cliente? Claro que devemos! Mas nosso principal objetivo ao ouvi-lo é entender qual é o problema que ele deseja resolver.

 

  • Desenvolvedor: O que você quer?
  • Cliente: Um cavalo mais rápido.

Esta é a melhor solução que o cliente consegue imaginar.
Mas o que nós realmente precisamos saber é o problema do cliente:

 

  • Desenvolvedor: Para que você quer um cavalo mais rápido?
  • Cliente: Para me deslocar de maneira mais rápida.

 

Lembrem-se, este foi um momento de ‘frenesi’ perante ao GoHorse, que é ilustrado bem nesta imagem acima…  GoHorse não pensa, um GoHorser construiria um cavalo destes e ganharia muito dinheiro.  E assim, depois que todos tivessem um, algum ‘Henry Ford’ (o Bisavô do GoHorse) poderia continuar sua criação tão difundida mundialmente… utilizando uma linha de produção em série com diversos Horses trabalhando de forma perfeitamente ilustrada abaixo, com alto índice de produtividade para ser o sucesso que a empresa que ele criou, é hoje.


ilustração moderna do acessório Horse: os famosos e necessários, ‘Blinders’.