Dicas para Utilizar o Power Point de Maneira Eficiente

Eis que seu chefe colocou no seu colo uma bomba: fazer uma apresentação em público sobre o seu projeto. Você vai falar para a empresa inteira: das centenas de colegas que irão assistir à sua apresentação, 80% não estão nem um pouco interessado no conteúdo, 15% querem que você se dê mal e 5% fazem parte do comitê organizador do evento. Além disso, 75% do corpo funcional da empresa estará presente por causa da comida de graça. Quanto melhor o coffee break, maior a audiência.

Para a sua apresentação, você irá usar o Power Point. Deve preparar slides que sustentem a sua argumentação. Veja, abaixo, as dicas do Go Horse para uma apresentação eficiente.

1 – Eficiência oral
Conforme mencionado acima, a maioria dos espectadores está mais preocupada com os croissants do que com o que você tem a dizer. Nesse caso, se você combinar, na mesma frase e com inteligência, palavras difíceis, você aparentará ser um gênio perante os seus colegas. Poucos perceberão o quão boçal você é. Tome, como exemplo, a frase abaixo:

A sinergia entre os diferentes setores, alinhada à nossa estratégia corporativa, fez com que reduzíssemos o nosso time-to-market, aumentando o return over investment, diminuindo o total cost of ownership e agregando valor ao negócio em toda a sua cadeia produtiva e de valor, sem esquecer do endomarketing, o que nos torna benchmark de sucesso.

Ao proferir frases como a citada acima, certifique-se de que, ao fundo, esteja exibido um slide bonito e incompreensível.

2 – Slides Eficientes
Não perca tempo planejando ou ensaiando a sua apresentação. Você tem coisa melhor para fazer. Afinal, por que planejar e ensaiar se ninguém vai prestar atenção no que você vai dizer? Somente as dicas abaixo geram resultados frente a uma platéia composta por uma maioria indiferente e meia dúzia de escrotos que querem vê-lo pagar mico.

2.1 – Encha os slides de informações numéricas
Veja o slide abaixo:

Para quem está assistindo à apresentação é impossível assimilar todas as informações contidas na lâmina. Aí é que está a beleza desta dica tão simples. Criando um slide poluído e cheio de números, você

  • Faz com que quem não está entendendo nada se julgue um retardado e pense que você é um gênio;
  • Evita a necessidade de ensaio, já que a informação já esta ali – basta que você a leia durante a apresentação.

2.2 – Utilize frases longas nos slides
Não utilize frases curtas ou highlights, pois assim você esquece o que tem a dizer. Lembre-se de que você não ensaiou, portanto, insira na lâmina toda a informação relevante e leia na apresentação. Veja o exemplo abaixo:

2.3 – Insira figuras e gráficos complexos
Quanto mais bonita e complexa for a representação gráfica de algum tema técnico, maior será a incapacidade de compreensão daqueles que estão assistindo à apresentação. Nesse momento, aqueles que queriam ver você se ferrar já estão perplexos com seu infinito conhecimento. O exemplo abaixo ilustra um típico slide eficiente Go Horse.

2.4 – Insira figuras que nada têm a ver com a mensagem
Elas ajudam a preencher espaço e a compensar a sua falta de conteúdo. Exemplo abaixo:
Você certamente já assistiu a alguma apresentação que combina as técnicas acima, não? Se sim, você é um privilegiado que testemunhou um exercício do Go Horse em seu estado bruto.