Deflacionando o Mercado

Empresários Go Horse (seria isso um pleonasmo?) buscam sempre maximizar o seu lucro, algo que enaltecemos e reconhecemos como motor do mundo. E, para que possam ampliar a sua margem, as empresas devem, necessariamente, aumentar a receita e diminuir os custos – não existe mágica.

Uma das mais mais significativas fontes de custos para a empresa é a peonada, ou seja, os salários dos horses. Muitas são as técnicas para reduzir tal custo, e talvez o leitor nem perceba que seja instrumento das mesmas cotidianamente.

Analisemos o cenário global. Não importa a magnitude da expansão econômica pela qual países emergentes vêm passando, o fato é que o mundo é dividido em países desenvolvidos e em desenvolvimento (ou emergentes, como preferir). Os setores de serviços em países desenvolvidos estão dominados por imigrantes, principalmente indianos. E não me refiro somente a empregos que não requerem instrução – setores como TI e Engenharia vivenciam o mesmo fenômeno.

Qual seria a causa de um país como os Estados Unidos da América aceitar tão expressiva quantidade de imigrantes para exercer tarefas que requerem um elevado grau de instrução? Falta de opção? Não, os EUA simplesmente recebem de braços abertos imigrantes dispostos a realizar trabalhos que os nativos se recusam a fazer. Indianos dominam a mão-de-obra de TI nos Estados Unidos, mas são gerenciados por americanos goHorsers.

Existe um fato cientificamente provado: não existe raça superior, e embora isso seja sabido pelas potências Europeias e Estadunidense, uma ideia totalmente oposta é vendida ao mundo. O motivo? Baixar a autoestima de pessoas de origem no terceiro mundo para que aceitem trabalhar por menos. O leitor certamente já conviveu com alguém cujo sonho é morar fora do Brasil. Muitos, inclusive, aceitam posições inferiores somente pelo “privilégio” de viverem em um país de primeiro mundo.

Neste momento, uma dúvida surge à cabeça do leitor: a Apple surgiu nos EUA, assim como o Google e outras empresas inovadoras. Não seriam os americanos melhores, já que foram responsáveis por tais inovações? A resposta é que, embora tais inovações tenham sido desenvolvidas nos EUA, não necessariamente foram desenvolvidas por americanos. Entretanto, inovações dessa natureza só poderiam ter sido construídas nos EUA porque lá existem inúmeros investidores dispostos a apostar em boas ideias. Mas com certeza há indianos e outros imigrantes nas novas empresas.

A quem está no terceiro mundo, resta vender a sua força de trabalho para enriquecer pessoas como eu e os demais empresários que precisam de mão-de-obra para construir seus produtos. E, no momento da contratação de profissionais, o mesmo artifício de diminuição de autoestima que é aplicado em âmbito global com relação a raças é também aplicado à pessoa.

Explico: alguma vez você foi admitido “com ressalvas” após uma entrevista de emprego? Algo do tipo “reconheço seus dez anos de experiência com coordenação e modelagem de sistemas de alta complexidade para gerenciamento de tráfego aéreo, mas como você não conhece o nosso framework proprietário, não nos resta outra opção senão contratá-lo como analista júnior”.

Note a beleza do Go Horse como agente de deflação dos salários. A maioria dos horses aceita essa situação, reconhecendo a sua própria limitação sem contestar o salário pífio. Claro, sempre há aqueles que reclamam, e a eles eu digo: amigo, se você não está contente, tente abrir uma empresa com financiamento do BNDES.